Você já ouviu falar em medicina esportiva ou medicina do esporte? Muitos confundem com a ortopedia, mas, de forma geral, trata-se de uma especialidade médica que estuda como o exercício físico influencia na vida das pessoas como um todo, seja na de quem já pratica ou quem precisa praticar para obter melhora da saúde, qualidade de vida e performance.

A medicina esportiva envolve o conhecimento de diversas áreas da medicina; assim, o médico do esporte faz avaliações cardiológicas, ortopédicas, metabólicas e até do sistema imunológico e qualidade do sono.

No Brasil, menos de 10% da população realiza exercícios de forma adequada – e este cenário precisa mudar. É preciso cada vez mais pensar na saúde, e da forma correta. A prática de atividades traz inúmeros benefícios: melhora da circulação, menor risco de adquirir doenças do coração, redução de diabetes e colesterol, bem-estar físico e mental, além de manter o corpo saudável e controlar o peso.

Não faz atividade física, mas quer começar; deseja equilibrar a alimentação e controlar o peso; já pratica esporte, mas quer melhorar o desempenho: em quais destes casos deve-se procurar um médico do esporte? EM TODOS! A avaliação médica esportiva apropriada e exames complementares são essenciais para adaptação de quem tem ou quer começar uma rotina de exercícios.

Medicina esportiva é a sua aliada

Por que a especialidade é tão importante? É ela quem irá avaliar o desempenho de todo o corpo, para medir a capacidade e esforço do funcionamento do organismo, circulação e metabolismo. Por exemplo, se a pessoa apresentar alguma lesão e for necessária a realização de uma atividade adaptada, a medicina esportiva vai orientar o meio de prevenção e como diminuir a possibilidade de surgirem outras patologias.

medicina esportiva

Os testes e exames são realizados de acordo com a modalidade escolhida e a ser praticada, avaliando o sistema energético que será gasto, os movimentos que serão exigidos, estágio de treinamento e a idade da pessoa para tal atividade.

E quando marcar uma consulta de medicina esportiva? São vários os casos em que a pessoa deve procurar o especialista da área; alguns deles é para solicitar atestado médico para prática esportiva, fazer check-up da saúde e receber orientações de exercício físico como tratamento coadjuvante de doenças.

Além disso, é possível aprender com o especialista sobre o equilíbrio entre a alimentação e a prática de atividades, prevenir lesões ortopédicas e, como já citamos, entender como controlar a carga de treinamento, maximizar o rendimento e, especialmente, melhorar o desempenho esportivo.

Sendo assim, caso você queira começar a se exercitar ou deseja aprimorar seu condicionamento, lembre-se: procure o médico do esporte para te ajudar a avaliar seus limites e identificar os riscos para alcançar bons resultados.

Em alguns locais, as academias e atividades ao ar livre ainda estão suspensas devido ao isolamento social para evitar a propagação do coronavírus – mas não desanime! Mantenha o corpo e mente saudáveis e a boa imunidade, com exercícios em casa, por enquanto; inclusive, já falamos por aqui sobre atividades físicas em casa neste período – confira!