O relaxamento gradual da quarentena vem acompanhado do retorno da prática de atividades físicas. Depois de um longo de período parado as pessoas começam a planejar a volta para a academia, a corrida, o futebol entre os amigos, entre tantas outras atividades físicas importantes para manutenção de nossa saúde. Mas é preciso ter cuidado, depois de tanto tempo de sedentarismo, de inatividade, nosso corpo precisa se readaptar antes de voltarmos com tudo para os esportes.

O objetivo agora deve ser evitar lesões para não ficar ainda mais tempo afastado da prática esportiva. Para isso um retorno gradual baseado em exercícios educativos e aquecimento específico, além de uma progressão correta de intensidade de treinos, são fundamentais. E existem ferramentas disponíveis na internet ou em aplicativos de celular que podem te ajudar nessa transição para a vida ativa novamente.

A FIFA tem o FIFA 11+, um programa de aquecimento completo focado em diminuir lesões durante a prática do futebol. Apesar de ser voltado para praticantes de futebol, a maioria dos exercícios propostos por esse programa se encaixa também para outros esportes que envolvem corrida, parada brusca e mudança de direção.

Além do programa da FIFA, existe um aplicativo criado em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), chamado “Get-Set – Train Smarter”, disponível para Android e iOS, com uma série de exercícios específicos para diversos esportes, que também visam a diminuição de lesões esportivas.

Você pode ter mais informação nos links abaixo:

https://www.f-marc.com/files/downloads/workbook/11plus_workbook_ptbr.pdf

https://www.olympic.org/news/make-sure-your-body-is-ready-for-exercise-with-get-set-an-easy-to-use-injury-prevention-app

Agora, se por qualquer motivo a lesão acontecer, estamos aqui para te ajudar. Pode contar com a Clínica Morumbi.