Liberação endoscópica do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo pode ser tratada de maneira conservadora com medicamentos, órteses, e reabilitação. Pode também ser realizada a infiltração local.

Quando há falha do tratamento conservador ou em casos graves é indicado o tratamento cirúrgico. Existem duas opções de tratamento cirúrgico, a técnica aberta clássica e a endoscópica.

A técnica aberta realiza um corte na palma da mão, diretamente em cima do teto do túnel do carpo, e é realizado a abertura do ligamento transverso do túnel do carpo, para aliviar a pressão no túnel. O corte é pequeno, cerca de 3 cm.

A técnica endoscópica utiliza um endscópio (câmera) para  a cirurgia.  O endoscópio é utilizado para olhar o túnel do carpo por dentro, para realizar a liberação do ligamento transverso. Ela tem a vantagem de ter o corte menor do que a técnica aberta.  Isso normalmente significa que a dor pós operatória será menor. Mas existem algumas contra- indicações, sejam absolutas ou relativas. Converse com seu médico para saber melhor!

Artroscopia

É uma cirurgia onde usamos uma câmera pequena para olhar dentro da articulação do punho. São feitos vários pequenos cortes na mão e punho para colocar essa câmera e olhar diretamente dentro da articulação, sem ter que fazer cortes grandes. É utilizado para diagnóstico de patologias e tratamento.

Cirurgia de Fraturas da mão e punho

A grande maioria das fraturas, quando for sem desvio pode ser tratada sem cirurgia. Nas fraturas de falanges e metacarpos, uma das indicações para o tratamento cirúrgico é o desvio rotacional. É importante também avaliar se há lesões ligamentares associadas também. Nas fraturas de dedos e metacarpus, podem ser utilizados, fios metálicos, parafusos, ou placas e parafusos.