Cervicalgia

Cervicalgia é a dor que acomete a coluna cervical, podendo ser localizada apenas na coluna ou mesmo irradiando para a região dos ombros ou braços, quadro extremamente comum, e que possui diversas causas, desde contraturas musculares, estresse, postura inadequada até hérnias de disco e artrose

Lombalgia

Dor na coluna lombar, podendo ou não estar associada á irradiação para as pernas. É a queixa mais comum da coluna e mais recorrente em pronto socorro de ortopedia, todos vamos apresentar um outro episódio. Pode ter diversas causas, desde mais simples como contraturas até hérnias de disco ou artrose

Hérnia de Disco

O disco funciona como um “amortecedor”, sendo que seu núcleo tem uma composição mais gelatinosa, envolto por um ligamento mais rígido, o ânulo. A hérnia ocorre quando temos uma lesão desse ânulo e extrusão de um fragmento do interior do disco comprimindo os nervos, geralmente é um evento mais agudo e com dor intensa.  De acordo com a localização de hérnia temos sintomas e tratamentos diferentes

– cervical: a hérnia cervical costuma causar dor na região cervical com irradiação para os ombros, braços e tórax, podendo estar associada a formigamento e perda de força. Nessa região ainda temos a Medula, fazendo com que maioria das cirurgias seja pela região anterior do pescoço.

– torácica: lesões muito raras por ser um segmento com pouca mobilidade, e o tratamento dessas hérnias normalmente é o não cirúrgico.

– lombar: lesões mais frequentes, geralmente os sintomas são de dor lombar com irradiação para região glútea e pernas, a famosa “ciática”, pode ou não estar associada à formigamento e perda de força, quando necessária a cirurgia, a maioria é feita por via posterior.

Protusão/Abaulamento Discal

O abaulamento é quando temos um aumento global do disco, e a protusão apenas de um pedaço dele. Geralmente é um quadro degenerativo e de progressão lenta, portanto não causa uma dor tão aguda quanto a da hérnia, porém de caráter progressivo e constante, podendo também ser localizada apenas na coluna, ou irradiando.

Artrose

A artrose é o desgaste das articulações, ela decorre do envelhecimento da coluna, e pode ocorrer principalmente na articulação posterior, a Faceta Articular, ou entre os discos, os famosos “Bicos de Papagaio”. Geralmente é responsável por dor na própria coluna, porém em casos avançados pode comprimir os nervos e causar dos no braços ou pernas.

Estenose Lombar

Estenose é o estreitamento do canal onde passam os nervos, isso ocorre principalmente devido ao desgaste da coluna, onde temos o abaulamento e a diminuição de altura do disco, associado à artrose da articulação, e espessamento do ligamento amarelo posterior, todos juntos levando a uma diminuição do diâmetro do canal e compressão dos nervos. Seus principais sintomas são dor e formigamento nas pernas, associado à dificuldade de caminhar (Claudicação), pode estar associada à perda de força. É um quadro progressivo, e seu tratamento é cirurgico.

Estenose Cervical/Mielopatia Cervical

Assim como na coluna lombar podemos ter o estreitamento do canal central em decorrência do desgaste, porém na coluna cervical ainda temos a Medula, o que torna essa patologia mais delicada. Nesse caso os sintomas podem ser de perda de sensibilidade das mãos, dificuldade para realizar movimentos finos e alterações ao exame físico perceptíveis apenas na consulta com o especialista, pode ser portanto uma doença silenciosa. É também um quadro progressivo, de tratamento cirúrgico.

Espondilolise/ Espondilolistese

Espondilolise significa uma falha óssea, principalmente na região da pars articularis, que é a porção que junta a parte anterior com a parte posterior da vértebra. Quando esse defeito leva a um escorregamento dessa vértebra temos a Espondilolistese. Podem ser causadas por fraturas dessa região, podem ser congênitas (a pessoa nasce com esse defeito), ou ocorrer em decorrência do envelhecimento. Em geral seus sintomas são principalmente dos na coluna, podendo estar associado a irradiação para as pernas e formigamento, pois esse escorregamento leva à compressão do nervo na região do foramem.

Cistos Facetários

Os cistos são abaulamentos da cápsula que envolvem as articulações da coluna preenchidos pelo liquido da articulação, são muito semelhantes aos cistos que encontramos no punho e no joelho, porém na coluna eles pode levar à compressão dos nervos e sintomas semelhantes a uma hérnia. Geralmente eles surgem do desgaste ou da Instabilidade (excesso de movimentação) entre as vértebras.

Escoliose

Escoliose é a como chamamos a deformidade no plano frontal da coluna. Geralmente quando olhamos a nossa coluna de frente no raio X ele aparece reta, porém nesse caso ele aparece como um “S”. A principal deformidade da escoliose na verdade é a rotação da vértebras, causando uma assimetria entre os dois lados do tórax (Giba), diferença de altura entre os ombros e um desalinhamento da coluna. Suas causas podem ser desde mal-formações congênitas, tumores, fraturas, a doenças neuromusculares, porém a mais comum é a Idiopática, que surge geralmente na adolescência e não tem uma causa estabelecida e geralmente não causa dor.

Cifoses

Cifose é o desvio para frente no plano lateral (Sagital) da coluna. Nós temos uma cifose que normal na coluna torácica, porém existem patologias em que essa cifose está muito aumentada, podendo levar a deformidade (Corcunda), dor e até compressão da medula. As causas podem ser mal-formações congênitas, sequelas de fratura, tumores, ou mesmo Doença de Scheuermann.

Fraturas Traumáticas/Trauma Raquimedular

Os acidentes que levam às fraturas da coluna geralmente têm mecanismos de alta energia, como quedas de alturas, acidentes automobilísticos, mergulhos em água rasa, ou mesmo ferimentos por arma de fogo. Podem ser lesões graves, inclusive com comprometimento neurológico. São lesões que necessitam de atendimento pré hospitalar adequado e acompanhamento multidisciplinar.

Osteoporose/Fratura osteoporótica

A osteoporose é uma doença assintomática, e muitas vezes seu diagnóstico é feito através de fraturas da coluna, elas decorrem de uma fragilidade óssea e geralmente são fraturas sem um mecanismo de trauma que justifique essa lesão. Acometem mais mulheres pós menopausa, e geralmente seu maior sintomas é a dor na coluna, pior à movimentação, na maior parte das vezes não costumam comprimir os nervos, e são de tratamento conservador, mas em caso de falha o tratamento cirúrgico é indicado. É sempre fundamental tratar a osteoporose juntamente para evitar novas lesões

Infecções

Infecções da coluna podem originadas diretamente da coluna no caso das espondilodiscites, ou em decorrências de procedimentos cirúrgicos. No caso das discites geralmente ocorres em pacientes idosos ou imunocomprometidos, e se originam da corrente sanguínea, seu principal sintomas é a dor na coluna, podendo em casos mais severos levar à compressão dos nervos. É fundamental a sua biópsia afim de identificar o agente causados e orientar o uso correto do antibiotico, na maioria das vezes o tratamento é o não cirúrgico, porém em casos de instabilidade ou alteração neurológica a cirurgia pode ser indicada. No caso das infecções pós operatórias elas surgem em decorrência de procedimentos cirúrgicos prévios, na maioria das vezes podem ser tratadas com antibioticoterapia, porém as vezes pode ser necessário a limpeza cirúrgica.

Tumores

Os tumores primárias das vértebras são muito raros, e podendo ter malignas ou benignas e geralmente são de tratamento cirúrgico. As lesões mais frequentes são as Metastáticas, ou seja, que surgem em decorrências de um tumor em outro local. Elas podem causar apenas dor na coluna porém podem levar à fraturas e compressões dos nervos. Seu tratamento varia muito de acordo com qual é o tumor primário, podendo ser desde conservador com Radio e Quimioterapia, até mesmo ressecções cirúrgicas com artrodeses.