Você já ouviu falar de cisto sinovial? Trata-se de um nódulo benigno, preenchido por um líquido sinovial mucoso (mucina), que forma um pequeno caroço. Geralmente acomete e se prende ao tendão, ligamento ou bainha do tendão (tubos de tecido).

Surge então a principal dúvida: como pode ser causado? A condição pode ocorrer devido à traumatismos, lesão de esforços repetitivos ou problemas na articulação. O que ocorre é um enfraquecimento da parede da cápsula sinovial, fazendo com que ela ceda e forme uma bolsa com o líquido sinovial.

cisto sinovial

Mais comum na região dorsal, parte entre o punho e a mão, o cisto sinovial também pode surgir em outras articulações do corpo, como pé, tornozelo e joelho. Em 60 a 70% dos casos, a condição está localizada na região dorsal do punho – conforme destacamos – e em cerca de 20% na região palmar do punho.

Raramente o cisto não é visível ou palpável, e denominados como ocultos; mas, então, como saber se tem a condição? Pela dor que pode ser frequente e intensa, e depois por um diagnóstico clínico e exame de ultrassom. Sendo assim, se á qualquer incômodo e, principalmente, dor, não deixe de procurar o ortopedista – o acompanhamento é essencial!

O cisto sinovial, quando instalado, pode comprimir músculos ou tendões, causando além da dor já mencionada, perda de força e sensibilidade na região.

Mais do que um caroço, precisa de tratamento

Em alguns casos, o cisto sinovial muda de tamanho, pode aumentar, diminuir e não é incomum desaparecer espontaneamente também após um bom repouso – e nesses casos que é preciso ter atenção, pois quando isso ocorre, muitos deixam de procurar atendimento para tratar da forma correta ou verificar se realmente foi curado, já que a condição pode reaparecer.

Mas e o tratamento? Inicialmente não é cirúrgico, e pode ser feito por imobilização, aspiração, fisioterapia, acupuntura e uso de medicamentos. O tratamento simples ocorre via imobilização da articulação com tala, principalmente durante a noite, com o objetivo de manter o punho em repouso e comprimir o cisto para mandá-lo de volta à articulação (podemos dizer que é uma drenagem “natural” do nódulo).

Já a outra opção de tratar mais comum é a aspiração com uma agulha, feita com a infiltração de um corticoide no local do cisto sinovial, no próprio consultório médico. De acordo com a MD.Saúde (website de informações médicas), a taxa de sucesso desta técnica é de 75%. Em casos em que o cisto retorna com frequência após estes tratamentos mencionados, e o paciente sente muitos incômodos e dores, a cirurgia é indicada.

Você ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco para entender mais sobre essa e outras condições. Mantenha seu acompanhamento ou faça seu tratamento com profissionais renomados e diferenciados: (11) 3033-5735 e (11) 93339-2862 (Whatsapp).