Instabilidade glenoumeral
É caracterizada pelo escorregamento da cabeça do úmero para fora da cavidade glenoidal, que ocorre geralmente durante a prática esportiva.
Pode ocorrer a luxação que é a perda total de congruência entre as superfícies articulares do úmero e da glenóide normalmente não voltando ao lugar de forma espontânea, ou a subluxação, definida como a perda de contato parcial entre as superfícies frequentemente reduzida de forma espontânea.
Luxação de ombro
Ocorre quando a cabeça em forma de esfera do úmero salta para fora do seu encaixe arredondado na escápula. Após uma luxação, a cápsula da articulação do ombro pode ficar frouxa e permitir repetidas luxações a qualquer grau de força.
As luxações podem ser anteriores, posteriores ou para baixo, sendo a luxação anterior a mais frequente. Quando a luxação é incompleta, parte da articulação não está em contato, chamamos de subluxação.
Luxação acromioclavicular
É quando acontece uma lesão na articulação acromioclavicular, localizada entre parte superior do ombro, no acrômio e na parte lateral da clavícula
Epicondilite medial do cotovelo
Também conhecida como cotovelo do golfista, é uma inflamação do tendão que liga o punho ao cotovelo, o que pode causar dificuldade para movimentar a articulação e limitar algumas atividades do dia a dia.
Epicondilite lateral do cotovelo
Também conhecida como cotovelo do tenista, é uma situação caracterizada por dor na região lateral do cotovelo, o que pode causar dificuldade para movimentar a articulação e limitar algumas atividades do dia a dia.
Rigidez de cotovelo
É caracterizada pela dificuldade ou limitação na realização de movimentos como levar a mão à boca, escrever, realizar a higiene íntima, entre outras. Além disso, a rigidez também limita a prática de exercícios físicos ou esportes.
Fratura da clavícula
É a fratura do osso longo que percorre horizontalmente da extremidade do esterno até a extremidade da escápula.
Fraturas do ombro
São consideradas fraturas do ombro a perda na integridade em qualquer um dos três ossos que compõem a região – úmero (osso do braço), clavícula e escápula.