Tratamento Conservador
O tratamento conservador da coluna consiste principalmente do controle da dor na fase aguda, e posteriormente do fortalecimento da musculatura para melhora dos sintomas e evitar o surgimento de novas lesões. Ele consiste no uso de medicamentos, associados a múltiplas terapias, como a Fisioterapia, R.P.G. (Reeducação Postura Global), acupuntura, atividade física regular e infiltrações.
Infiltrações
Infiltrações na coluna são procedimentos percutâneos feitos para auxiliar no controle das dores, sejam elas na coluna cervical, lombar, ou mesmo dores irradiadas para braços e pernas. Durante o procedimento são introduzidas agulhas nas articulações e nervos da coluna por onde são injetados os medicamentos para alivio da dor e diminuição do processo inflamatório, são feitas em centro cirúrgico, sob sedação para maior conforto do paciente e com auxilio de um aparelho de radioscopia para posicionamento preciso das agulhas. Servem para tratamento de dores provenientes das hérnias de disco, artroses e compressões de nervos.
Descompressão
Cirurgia em que objetivo é a liberação dos nervos comprimidos, seja por estenose, espondilolistese, hérnias ou abaulamentos. Durante o procedimento faz-se uma ressecção da porção óssea posterior da vértebra com ampliação do canal onde passam os nervos. Esse procedimento pode ser feito com auxílio de microscópio ou por endoscopia da coluna.
Microdiscectomia
Cirurgia que serve para o tratamento das hérnias de disco lombares, onde faz-se um acesso posterior na coluna e uma ressecção óssea mínima suficiente para retirada do fragmento da hérnia. Procedimento realizado com auxílio de microscópio.
Endoscopia de Coluna
A endoscopia de coluna é um procedimento pelo qual são introduzidas câmera (endoscópio) e pinças por um acesso pequeno, com mínima lesão da musculatura, com isso conseguimos realizar cirurgias de hérnias de disco lombares ou cervicais, além de descompressões com um mínimos de lesão, possibilitando alta no mesmo dia e retorno precoce às atividades.
Artrodese
A artrodese é a cirurgia na qual é a realizada a Fusão entre duas ou mais vértebras através do uso de parafusos pediculares ou cages intervertebrais. São realizadas em qualquer segmento da coluna, cervical, torácica ou lombar. Servem para tratamento de Hérnias de disco cervical e lombares, instabilidades da coluna como no caso de espondilolisteses, tratamento de fraturas ou tumores, correção de deformidades como no caso das escolioses, ou doenças degenerativas. Podem ser realizadas tanto por via posterior como por via anterior, sendo que no caso das cirurgias lombares e torácicas por via anterior o procedimento é realizado em conjunto com equipe de cirurgia vascular.
Escoliose/Cifose (deformidades)
O tratamento das deformidades se inicia com a detecção precoce e acompanhamento regular pelo especialista, em alguns casos pode ser indicado o uso de coletes e terapias como o R.P.G., e em caso de progressão o tratamento pode ser cirúrgico com artrodese e osteotomias para correção das deformidades.
Fraturas
O tratamento das fraturas de coluna depende de vários fatores, como o tipo de fratura, se há lesão de ligamento associada, compressão de estruturas neurológicas ou não e outras lesões associadas. Pode várias desde o tratamento com uso de coletes até o tratamento cirúrgico com artrodese
Vertebroplastia
Vertebroplastia é um procedimento percutâneo, feito com duas incisões pequenas, uma de cada lado da coluna, indicado para tratamento de fraturas na qual realizamos o preenchimento da vértebra com “cimento ortopédico” (um polímero) para tratamento da dor decorrente desses fraturas, é mais indicado para fraturas decorrentes de osteoporose, podendo ser realizada a Biópsia em conjunto em caso de dúvida diagnóstica.
Biópsia
A biópsia da coluna é indicada quando temos uma lesão sugestiva de tumor ou infecção, ela é realizada de maneira percutânea, com o auxílio radioscopia intraoperatória é introduzido uma agulha no local da lesão e são coletados fragmentos para análise, pode ser realizada em conjunto com a vertebroplastia.
Tumores
O tratamento das lesões tumorais da coluna depende de vários fatores: se é uma lesão primária ou secundária da coluna, de qual é tumor original, se tem fratura associada, se há compressão dos nervos, do estádio clínico e prognóstico do paciente. Pode ir desde tratamento conservador com colete, rádio e quimioterapia, até ressecções em bloco e artrodeses com reconstrução. Esse paciente necessita de atendimento multidisciplinar e a conduta deve ser definida juntamente com a equipe de oncologia.