Começamos este texto com uma pergunta: você já ouviu falar ou conhece alguém que tem artrose (osteoartrose)? A condição se caracteriza pelo desgaste da cartilagem que acomete as articulações ou juntas – e acredite: faz parte do envelhecimento natural do ser humano, como as rugas no rosto e as manchas na pele.
A artrose é a forma mais comum de artrite, geralmente atinge pessoas acima dos 41 anos de idade e, principalmente, quem passa dos 50. Ela se instala quando há aumento de conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso; as mãos, joelhos, coluna e ligação da coxa com o quadril (coxofemurais) são as articulações mais acometidas – causando dor, rigidez, inchaço e perda da mobilidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, dentre as condições do grupo de “reumatismos”, a osteoartrose é a mais frequente, resultando de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia. A sociedade ainda aponta que pelos 75 anos de idade, 85% das pessoas apontam evidência via exame de raio x ou clínica, mas somente 30 a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica.
As causas da artrose podem ser divididas em primárias, sem fatores que justifiquem o quadro, e secundárias, que podem surgir por diferentes motivos. No geral, a hereditariedade, obesidade, esforços físicos repetitivos, esportes com impacto, consequência de traumas, doenças metabólicas e endócrinas são alguns dos fatores de risco.
Entendendo os mitos e verdades da artrose
Para ajudar a esclarecer alguns fatos sobre a condição, que afeta tanto homens como mulheres, listamos alguns mitos e explicamos algumas verdades – confira:
1 – Artrose e artrite são a mesma coisa
Mito. Artrite é um termo usado para descrever diversas doenças que afetam as articulações do corpo, e a artrose é uma delas, a forma mais comum de artrite, no qual há perda da cartilagem articular e degeneração dos ossos que fazem parte da articulação.
2 – Artrose tem cura
Mito. Por se tratar de uma condição crônica, a artrose não tem cura definitiva. Os tratamentos controlam a dor e diminuem as chances de progressão – um conforto e alívio aos pacientes para que possam conviver com a menor perda da capacidade possível e terem uma vida normal.
3 – Artrose causa afastamento do trabalho
Verdade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrose é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho, e também é a quarta doença a determinar aposentadoria, representando 6,2% da população no Brasil.
4 – Não é só o remédio que ajuda tratar a artrose
Verdade. Perder peso, investir em uma alimentação balanceada, fortalecer a musculatura com exercícios aeróbicos, fisioterapia, acupuntura como aliada no combate a dor e pilates, associado ao tratamento medicamentoso quando indicado pelo médico, ajudam muito a melhorar os sintomas e tratar a artrose.
5 – É possível evitar a artrose
Mito. Conforme citamos no início do texto, a artrose ocorre principalmente pelo desgaste natural das articulações ao envelhecer, ou seja, é difícil de ser evitada. Porém, seguir um estilo de vida saudável e manter os exames e consultas médicas em dia para um diagnóstico precoce são essenciais para o tratamento de diminuição da dor e para a não evolução da condição.
6 – O tratamento da artrose não é só cirúrgico
Verdade. A cirurgia é indicada apenas em casos graves, e na intervenção pode ser preciso realinhar os ossos ou colocar uma prótese para substituição parcial ou total da área lesionada, por exemplo.
Como pudemos entender, a artrose pode não ter cura, mas o diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para evitar a dor e progresso de outros sintomas – não deixe de procurar o médico para tirar todas suas dúvidas e fazer um acompanhamento adequado. E lembre-se: um estilo de vida saudável e ativo com os devidos cuidados é a chave para um envelhecimento sadio.