Desde o antigo Egito, o esporte já estava presente – a caça e o arco-e-flecha eram as modalidades esportivas. Desde então, novas habilidades e tipos de atividades foram surgindo e, hoje, a variedade é imensa.

Já o esporte, como competição, surgiu com os gregos, o que hoje conhecemos como ‘Olímpiadas’, em 776 a.C. Na época, o objetivo era de celebração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo, e o nome foi escolhido devido ao lugar em que eram realizadas as competições, um vilarejo grego chamado Olímpia.

Para homenagear quem pratica o esporte, estimular, conscientizar sobre a sua importância e os seus benefícios para a saúde, foi criado o Dia do Esportista, comemorado todo ano em 19 de fevereiro. A data teve início em 6 de julho de 1993 com a criação da Lei n° 8.672, chamada popularmente de Lei Zico.

Diante de toda a história, você já parou para pensar que a pessoa, ao praticar algum esporte, coletivo ou individualmente, está aperfeiçoando a atividade do corpo e da mente? E que, por isso, para se dedicar é necessário se preparar adequadamente?

Primeiro vamos destacar as vantagens das atividades físicas: previne doenças cardiovasculares, contribui para o cuidado das articulações, proporciona uma vida saudável e fortalece os músculos. E mais: além de trabalhar o corpo, o esporte também é benéfico para a mente, proporcionando:

  1. Melhora do humor e desempenho social;
  2. Aumento da concentração;
  3. Redução de estresse e depressão;
  4. Estímulo de liderança e trabalho em equipe;
  5. Auxílio na qualidade do sono.


O preparo completo para se dedicar ao esporte

O esportista, seja ele profissional ou amador, para praticar com tranquilidade suas atividades, precisa ter em mente que o auxílio e suporte de profissionais de diferentes áreas são necessários. No âmbito da ortopedia, por exemplo, a área incorpora os aspectos clínicos, de orientação e investigação de lesões para o tratamento do profissional.

esporte

O preparo muscular vai muito além do fortalecimento de academia – claro, também é muito importante, mas também deve conter alongamentos e exercícios de propriocepção (utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, a posição de cada parte e a força exercida pelos músculos).

Destacamos que um corpo mais ágil, flexível e resistente ajuda a evitar lesões, luxação, tendinite, contusão, fratura e ruptura, entre outras condições que podem acometer um esportista sem instruções.

Psicológico, social e físico andam juntos

Não há uma receita correta de treinos, pois, cada pessoa que pratica esporte tem sua necessidade e habilidade individual; porém, as dicas de cuidados para prevenção de lesões são, praticamente, as mesmas e valem para todos. Fazer alongamento, não esquecer do aquecimento, usar sempre calçado adequado e utilizar equipamentos de proteção quando preciso são alguns deles.

E ainda: cuidar da alimentação e hidratação, visitar o médico regularmente, estar em dia com os exames, respeitar os sinais de cansaço do corpo, praticar não mais que o recomendado e, principalmente, fazer acompanhamento.

Além de um profissional de educação física, a consulta médica para entender o corpo e seguir orientações deve estar no planejamento de quem faz algum esporte, seja coletivo ou individual, e algumas atividades requerem até acompanhamento específico. Por exemplo, enquanto o cardiologista recomenda a frequência de exercícios e investiga se há problemas cardiovasculares, o ortopedista analisa se o exercício irá comprometer algo e indica os cuidados a serem tomados.

O preparo necessário de um esportista inclui, principalmente, o cuidado físico – conforme citamos –, mas o psicológico também é importantíssimo e não pode ser esquecido, indispensável para quem é esportista profissional. A saúde mental precisa estar em equilíbrio para caminhar com o desempenho físico; é preciso saber lidar com a ansiedade, pressão e concentração.

Seja um esportista, pratique atividades físicas, movimente seu corpo, mas, acima de tudo, se prepare adequadamente e realize o acompanhamento necessário com especialistas, incluindo o ortopedista. E, se você já está entre os praticantes, parabéns pelo seu dia!